domingo, 14 de fevereiro de 2016

Ararajuba


Conhecida também como guaruba, guarajuba e tanajuba. Guaruba e ararajuba derivam do tupi: guará = pássaro, yuba = amarelo; ou arara = aumentativo de ará (papagaio)/papagaio grande, yuba = amarelo. No final do século XVI foi mencionada por Fernão Cardin, na Bahia, como uma ave muito valiosa comercialmente, equivalente ao preço de dois escravos.

Nome científico: Seu nome científico significa: do (tupi) guarajúba = pássaro amarelado; guará = vermelho e jubá = amarelo; e guarouba = sinônimo de guarajuba e de guaruba. Pássaro amarelo.

Características: Mede cerca de 34cm. de comprimento. A ararajuba apresenta as cores da bandeira brasileira (amarela com as pontas das asas verdes), por isso é considerada a melhor alternativa para ser escolhida como Ave Nacional.

Hábitos: Habita a copa de florestas úmidas altas. É bastante social, inclusive no período reprodutivo, vivendo em bandos de 4 a 10 indivíduos. É justamente nas áreas de ocorrência da espécie, que se verificam os mais altos índices de desmatamento na Amazônia para formação de pastagens. Dessa forma, a perda de seu habitat é uma das principais ameaças que colocam em risco a sobrevivência dessas aves. O tráfico de aves silvestres é outro fator que contribui significativamente para redução desses indivíduos na natureza.

Distribuição geográfica: Encontrada exclusivamente no Brasil, do oeste do Maranhão a sudeste do Amazonas, e sempre ao sul do Rio Amazonas e leste do Rio Madeira. Há registros pontuais na década de 1990 no nordeste de Rondônia e extremo norte do Mato Grosso (sem mais registros recentes). Ocorre na interface das terras baixas da calha do Rio Amazonas e a borda do Planalto Central (Escudo Brasileiro). Existe uma população feral desta espécie registrada em Joinvile/SC resultado de processo de soltura ocorrido no ano de 1984.

Fonte: Wiki Aves















Nenhum comentário: