sexta-feira, 3 de julho de 2009

Convite Noturnas


Aquarela é um método pictórico, no qual os pigmentos se transferem através da sua mistura com água. Uma vez evaporada a água, o pigmento permanece, formando uma mancha de cor sobre o papel. Pintar à aquarela representa um desafio em constante mudança, exigindo um alto grau de precisão, combinado com a capacidade de tomar decisões rápidas. É uma técnica que apresenta grandes desafios e muita flexibilidade. É de grande beleza e versatilidade, tanto nos lavados frescos e vibrantes, que deixam brilhar o branco do papel mesmo através do pigmento, quanto nos lavados opacos que cobrem de cor a superfície e ainda em qualquer de suas muitas possibilidades intermediárias.

A exposição Noturnas, do artista plástico Jean-Paulo apresenta-se como um desafio ao aquarelista, já que não há luz abundante, mas sombras densas. O trabalho busca retratar a noite na cidade de Belo Horizonte. A visão da metrópole conturbada e movimentada durante o dia, silenciosa e sombria à noite. A arquitetura se resume a sombras gigantescas entrecortadas por fachos de luz. As pessoas são sombras que pairam no cenário sonolento. Há também nessa pesquisa com a aquarela a questão do olhar fotográfico, que ajuda no recorte dos temas eleitos. O grande desafio dessas obras está em utilizar uma técnica baseada na luminosidade para retratar exatamente o oposto, as sombras.

Jean Paulo Oliveira Lopes é artista plástico formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Já expôs individualmente e em exposições coletivas. Seu trabalho anterior “Caminho do Ouro - de Ouro Preto a Paraty” retratou as belezas da Estrada Real. Foi responsável pela arte de dois cartões postais, Gastronomia e Casario, da série Estrada Real, a convite dos Correios. Em 2003, foi classificado no 1º Prêmio Canson de Pintura e Desenho sobre Papel, com a obra “Caminho para a casa do meu bem”. É professor de desenho na Casa dos Quadrinhos Escola Técnica de Artes Visuais.

Exposição: Noturnas: noites luminosas de Belo Horizonte
Artista: Jean Paulo
Abertura: 15 de julho, a partir das 19h
Visitação: de 16 de julho a 03 de agosto de 2009 (de segunda a sexta, de 8h as 20h e sábado, de 8h as 13h)
Local: Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães (Praça da Liberdade, 21, bairro Funcionários, Belo Horizonte/MG).

2 comentários:

Carlos Caminha disse...

Belas aquarelas. Vou na exposição nesta 6ª., quero ver essas manchas de perto!... Parabéns!

Van Pereira disse...

muito bom seu trabalho..
parabéns, continue assim.