segunda-feira, 14 de abril de 2008

Ilustração botânica

A arte de ilustrar plantas é muito antiga e apreciada por povos do mundo inteiro. Desde o tempo dos faraós no Antigo Egito os homens costumavam usar motivos vegetais para decorar paredes, vasilhas e vestimentas.


Com o desenvolvimento das civilizações a arte botânica evoluiu, passando por etapas e métodos diferentes até chegar à forma como é conhecida hoje em dia, caracterizada pela extrema precisão morfológica e riqueza de detalhes. Surge então a figura do ilustrador botânico, pessoa que se especializa em ilustrar para a Ciência, contribuindo para a divulgação dos conhecimentos científicos relacionados com a flora em geral.


Até pouco tempo atrás (fins do séc IXX e começo do séc. XX), os naturalistas, cientistas viajantes que percorriam os continentes conhecendo e registrando os ambientes, animais e plantas, não possuíam outro recurso além dos próprios olhos, mãos e lápis para registrar o que viam. Faziam seus primeiros esboços no próprio ambiente onde estavam e depois de retornarem da viagem, em seus estúdios e laboratórios elaboravam belíssimas pranchas detalhadas que são consideradas, hoje, verdadeiras obras de arte.


A Ilustração Botânica é, em síntese, a arte de representar uma planta com a maior fidelidade possível, garantindo perfeito reconhecimento do vegetal. Através de aprimoramento técnico e artístico, o ilustrador capta todas as características formais da planta, traduzindo-as num trabalho expressivo, capaz de sensibilizar o observador.


Na atualidade, mesmo possuindo equipamentos fotográficos de alta resolução, pantógrafos, computadores gráficos de adiantada tecnologia, a arte botânica sobrevive pelos seguintes motivos: 1. nem a fotografia é capaz de registrar uma imagem focalizando-a, isto é, deixando a imagem nítida em todos os pontos, ao mesmo tempo, independente da posição e do tamanho do vegetal. Essa é uma característica do desenho e de técnicas próprias desenvolvidas pelos ilustradores. 2. desenhar e pintar são atividades especificamente humanas e como tais carregadas de emoção e sensibilidade que permeiam toda atividade artística, trazendo uma satisfação enorme para quem a pratica e também para quem observa os resultados. O uso de máquinas, de certa forma bloqueia parte das sensações que o artista pode vivenciar no processo de produção artística. Mesmo considerando os ensaios fotográficos como forma de arte, esta não se aplica no caso de um registro botânico.


A computação gráfica, hoje em dia tão difundida, se presta a inúmeras tarefas que facilitam o trabalho do desenhista em geral (quadrinistas, projetistas, designers, etc.), mas no campo específico da ilustração científica (botânica e zoológica) nada substitui a velha arte de observar, desenhar e pintar da forma mais tradicional possível, como faziam os homens das cavernas.




Seguem agora algumas ilustrações que fiz.





3 comentários:

Cristiane Bolzani disse...

Sou professora de educação infantil e desenhista amadora. Iniciei o curso de Aquarela Botanica atraves da Fundep no ICB - UFMG.
Estou encantada! Quero me dedicar cada vez mais a esta arte!
As aquarelas do blog estão muito boas, mas não entendi se o autor é o Jean Paulo ou a autora do texto sobre ilustração botanica.

Leodiane Baia disse...

Olá Jean, li sua reportagem e também estou encantada pela ilustração botânica, mas em minha cidade e estado não tem cursos para se especializar. Como me interessei pelo assunto comecei a treinar as técnicas de desenho com lápis de cor de criança mesmo. Estou pesquisando pela internet curso a distância, pois moro no Pará e fica difícil viajar pra outro estado, mas até cursos online de ilustração botânica são difíceis ou inexistem. Por favor se souber de algum me avisa?? trabalho com botânica e faço exsicatas e gostaria de registra as minhas espécies..
Léo Baia
leobaia1.5@hotmail.com

rellyd disse...

Obrigada Jean Paulo por nos expor essas aquarelas tao cheias de vida!!! A aquarela botanica é realmente linda! So para um pouco de informaçao: cursos por correspondencia existem alguns mas em ingles,procure Botanical Sketchbook de Mary Ann Scott e Margaret Stevens. Senao em frances Agathe Haevermans, "le dessin botanique" e "le dessin naturaliste" ediçao dessain et tolra. Sao bons livros para quem se interessa à esta arte.
Rellyd
30/janeiro 2013