segunda-feira, 14 de abril de 2008

Caminho do Ouro: de Ouro Preto a Paraty

A idéia de realização de um projeto envolvendo a Estrada Real nasceu durante a apresentação de um programa de televisão que tinha a Estrada como tema. As imagens do trajeto eram maravilhosas e naquele momento imaginei lindas aquarelas de cada uma. Acredito que esta seja a melhor técnica para se captar a beleza da natureza. E a Estrada Real é isso, uma beleza natural que o homem incorporou à sua vida há séculos. A aquarela inclusive foi utilizada pelos pintores viajantes nos séculos XIX para retratar o Brasil.


Comecei os preparativos para a viagem, porque eu precisava ver com meus próprios olhos e sentir bem perto a beleza da Estrada. Preparei-me estudando o melhor percurso, reunindo os materiais necessários, escolhendo o meio de transporte mais adequado (bicicleta), condicionando-me fisicamente, enfim tudo o que seria imprescindível para uma viagem desta envergadura. Reuni o essencial e peguei a estrada.


Comecei a viagem a partir de Ouro Preto. Um lugar tranqüilo e cheio de história. Dia após dia fui passando por praticamente todas as cidades da Rota do Ouro: São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Conselheiro Lafaiete, Lagoa Dourada, Tiradentes, São João del-Rei, Carrancas, Cruzilha, Baependi, Caxambu, Pouso Alto, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Lorena, Guaratinguetá, Cunha e Paraty. Lindas paisagens, pessoas hospitaleiras, enfim como eu havia imaginado. Sem maiores problemas, dignos de nota, cheguei a Paraty exatamente 8 dias após partir de Ouro Preto. Chegara ao fim! Vivo e muito realizado! O resultado desta pequena epopéia pode ser visto nas aquarelas que produzi a partir das fotos. Um tributo às belezas da Estrada Real e de Minas Gerais.


As obras que compõem a exposição “Caminho do Ouro, de Ouro Preto a Paraty; uma viagem através das aquarelas de Jean-Paulo” realizada na Galeria Paulo Campos Guimarães são, portanto, aquarelas, cujo tema remete às paisagens captadas durante a viagem pela Estrada Real, descrita acima.



Igreja de São Francisco de Paula (Aquarela s/papel 21 x 36 cm)

Pouso Alto II (Aquarela s/papel 28 x 56 cm)


Região de Pinheirinhos (Aquarela s/papel 28 x 56 cm)

Tempestade (Aquarela s/papel 38 x 56 cm)


Paraty - Minha Delisa (Aquarela s/papel 21 x 36 cm)



Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Jean

O blog está muito bom.
Parabéns pelo trabalho do Caminho do Ouro.
De fato a paisagem de Minas e a natureza são sempre temas ou fontes recorrentes para nós artistas.
Vou comprar um bicicleta...

Abraço

Nuno Poças